Prefeitura de Mutuípe lança projeto de piscicultura para fortalecer a economia do município

20/03/2017 17:44:00    Fonte: Arial

Prefeitura lana projeto de capacitao em piscicultura

Prefeitura lança projeto de capacitação em piscicultura

A Prefeitura de Mutuípe, nesta segunda-feira, 20, o programa de capacitação em piscicultura como parte da estratégia de geração de emprego e desenvolvimento socioeconômico do município.

A iniciativa do governo municipal, através da SEETMA, Secretaria de Expansão Econômica, Turismo e Meio Ambiente, deve beneficiar, na primeira etapa, 80 produtores do município que receberão orientação técnica durante curso de capacitação, dividido em quatro módulos, sob orientação de especialistas em piscicultura do Instituto Federal Baiano, Campus de Santa Inês.

O primeiro módulo de capacitação aconteceu já no lançamento do projeto, no auditório da SEETMA, e reuniu cerca de 40 produtores de diversas localidades da zona rural de Mutuípe, que se mostraram entusiasmados com a iniciativa da prefeitura.  Ednaldo Reis, produtor de cacau, não escondia a alegria com a possibilidade de diversificar a atividade produtiva. “É uma forma de a gente criar mais oportunidade, alternativas de renda para nossas famílias, que às vezes têm só um plantio para sobreviver”, comentou..

Seu Benedito Oliveira, presidente de uma cooperativa de Produtores da região de Parafuso, também estava otimista com projeto. “É uma grande excelente ideia da gestão, sobretudo com a orientação profissional para que a gente possa produzir de maneira certa”, disse ao final do encontro.

De acordo com Aline de Assis, doutora em piscicultura e professora do Instituto Federal Baiano, uma das instrutoras do curso, considera uma excelente iniciativa do município fomentar o crescimento do setor, estimulando os produtores a entrar em um mercado com enorme potencial de crescimento na região. Aline destacou ainda a parceria com o IF Baiano, no sentido de fomentar a capacitação dos agricultores e assegurar o planejamento do manejo com os peixes. Segundo ela, a região tem ótimas condições climáticas, de água e solo, condições essenciais  para se destacar na produção de peixes, especialmente a tilápia.

Ao lançar o projeto, o prefeito destacou a importância de ampliar a diversidade econômica de Mutuípe. “Com este projeto da piscicultura queremos alavancar a agricultura, porque com a agricultura forte, a cidade tá forte, o comércio tá forte, vai gerar emprego e renda não só para a cidade, como também no campo” disse no encontro..  

Palavras-Chave: Piscicultura aquece economia de Mutuípe

Fotos



Última atualização: 13/12/2018 11:21